Frase da Balzaquiana:


"Crer significa libertar em si mesmo o indestrutível.
Ou melhor: significa libertar-se.
Ou melhor: significa ser indestrutível.
Ou melhor ainda: significa ser."
Kafka

sexta-feira, 31 de julho de 2015

A SIMPLICIDADE DE SER MÃE - livre-se da culpa e curta coisas simples

 Por: Cristiane Laura de Souza - Mãe, advogada,
escritora, consultora de estilo e uma balzaquiana absolutamente apaixonada pela vida

Há algum tempo vinha me questionando sobre o tempo que destino ao meu filho e minha sobrinha. Não tenho tempo. Sinto culpa. Esse era o raciocínio.
Trabalho, viagens, rotina, necessidade de investimentos e o cansaço me impedem de fazer aquela maravilhosa viagem de 15 dias na Disney, ou um safári, ou qualquer coisa mirabolante do tipo que sempre planejo fazer com eles.
Nas últimas férias, como de costume, passaram alguns dias no interior em companhia dos avós. Brincaram na praça, tomaram banho de rio, pescaram, comeram fruta direto do pé, encontraram os primos e fizeram do imenso quintal o seu mundo de fantasias. Tudo isso enquanto eu trabalhava - culpada, claro.
Psicólogos e pedagogos nos dizem o que fazer, programas de televisão, livros, amigos. Tanta gente para opinar. As informações sobre a educação dos filhos atualmente é tão vasta que muitas vezes estive perdida sobre o que, de fato, fazer.
Como nossas avós, que tinham tantos filhos, educavam os seus filhos sem essas receitas prontas?
Há uma semana, tive uma experiência muito interessante.
Na volta às aulas, meu pequeno tinha como tarefa descrever e desenhar o que houve de melhor em suas férias. Imaginei que ele iria descrever a viagem, o rio, os primos, o passeio de trenzinho, enfim....
Mas o que vi me emocionou profundamente. Ele desenhou e descreveu um dia de lazer que passamos juntos em uma pousada. Foi somente um dia, era o tempo que tínhamos. E foi o que marcou. Foi o que bastou para marcar sua mente.
Então descobri que não precisamos de grandes viagens, de inúmeros dias ou de tempo indeterminado juntos. Precisamos só de um tempo. E tempo para fazer coisas simples.
No último final de semana fomos juntos ao supermercado, ele pilotou o carrinho sob o carro de compras e eu pude passar longos minutos na adega lendo rótulos. Depois, fizemos piquenique no parque. Nos sentamos na grama, tomamos suco, comemos pão de queijo e depois, chocolate. Voltamos para casa felizes.
Assim, eis o meu aprendizado receitinha da vovó: ser mãe é muito simples,  a gente é que complica. Livre-se da culpa e curta, no tempo que tiver, coisas simples com os seus pimpolhos. Eles vão agradecer.

Beijocas e muitas brincadeiras ao ar livre para vocês!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mande seu recado, porque o espaço é aberto!